MINHA HISTÓRIA


História do Sindicato dos Servidores Públicos de Presidente Tancredo Neves

       O Sindicato de Servidores Públicos de Presidente Tancredo Neves foi fundado em 05 de outubro de 2000. O SINDPTN surgiu da necessidade de uma representatividade para os servidores públicos deste município e principalmente do descaso do Poder Público com o funcionário público. Constituído com fundamento nos artigos 8º e 37º e inciso VI da Constituição Federal, é uma organização sindical, sem fins lucrativos, com base territorial que compreende o município de Presidente Tancredo Neves, Estado da Bahia, representativa dos Servidores ativos e inativos da Prefeitura Municipal de Presidente Tancredo Neves. O Sindicato fica localizado na Av. Wellington Nunes dos Santos, 75º, 2º andar - Centro, ao lado da Victory Contabilidade.
       Em 2003 um grupo de funcionários reuniu-se com intuito de deflagrar uma greve pelo seguinte motivo: um mês de atraso do pagamento salarial de guardas, merendeiras e secretários das escolas municipais.
       Com 19 anos de existências, teve várias diretorias, contudo teve um período de 08 (oito anos) em inatividade. Só em 2014 com uma nova gestão é que o sindicato volta à ativa.
       Seu presidente atualmente é Josemar Andrade, que assumiu a direção sua direção em 2014 e está em sua segunda gestão. Depois que Josemar assumiu a direção do SINDPTN, muitas ações foram realizadas em prol dos sindicalizados, fazendo jus a seu slogan “Luta, Dedicação e Organização”. Foram várias conquistas do sindicato, porém a construção da sede do SINDPTN é uma ação significativa uma vez que os associados terão um espaço próprio para realizar suas assembleias e fixar sua Secretaria. Valer salientar que a sede do SINDPTN está com sua construção a todo vapor, porque logo estaremos no espaço próprio e, por conseguinte saindo do aluguel e isso trará economias para o cofre do sindicato.
       As ações do SINDPTN foram impulsionadas a partir de 2014, quando o presidente, Josemar Andrade, assumiu a diretoria e fez diferença buscando ativamente a participação dos associados. Assim que assumiu a direção do Sindicato, esta a diretoria reuniu-se com auxiliares e técnicos em enfermagem do Hospital Luiz Eduardo Magalhães, apresentando sua proposta após alguns anos de inatividade de gestão anterior do sindicato.
       Nesse primeiro momento de contato com os associados, especialmente os da área da saúde, criou-se uma comissão para discussão e estruturação do Plano de Carreira e Reajuste salarial dos servidores deste seguimento que não acontecia a mais de dois anos. Outras situações complexas como; insalubridade, condições de trabalhos e dificuldades enfrentadas no dia a dia dos servidores do hospital entrou nas pautas das assembleias do SINDPTN aproximando os afiliados cada vez mais da diretoria do Sindicato. 
       Mais uma situação delicada entrou para a pauta das discussões do SINDPTN, o salário dos servidores da saúde no final de dezembro de 2012. O sindicato cobrou enfaticamente do Poder Público que assumiu em 2013, entretanto não obtendo sucesso com as cobranças entrou com uma Ação Judicial conforme orientação do Jurídico do Sindicato.
       Em 2015 o Sindicato dos Servidores Públicos divulga suas primeiras conquistas com apenas um ano de direção. Dentre essas conquistas podemos elencar atualização salarial com pagamento efetuado no mês de setembro de 2015, com base na Lei aprovada em 2013, portaria de desvio de funções para os servidores do Hospital, reajuste salarial em 2015, acordo para pagamento da folha de 2012 dos servidores do Hospital, e Mudança de Nível.
       Outras ações que podem ser elencadas são a parceria com a Câmara de Vereadores; participação em Conselhos de Politicas Públicas; solicitação da alteração do Projeto de Lei da Eleição dos Diretores Escolares; parceria com algumas clínicas médicas e odontológicas e comércios para que os servidores tenham descontos, parceira também com a ASKOTAN - Associação de Transportes Alternativos de Presidente Tancredo Neves para os servidores terem descontos em passagens. Em conjunto com a AGENTEC – Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, o SINDPTN conseguiu a aprovação do Projeto de Lei de Insalubridade e Periculosidade. Outras demandas foram realizadas, como por exemplo, a visita da diretoria do SINDPTN ao Hospital Luiz Eduardo Magalhães quando estava em processo de reforma.
       Muitas questões têm inquietado o SINDPTN e obviamente colocando o servidor público acima de qualquer situação, o sindicato entrou com Processo para que a Prefeitura Municipal possa pagar os vencimentos atrasados da gestão em 1996 e 2000.
       Preocupado com a situação dos servidores da saúde, o SINDPTN fez requerimento solicitando o pagamento do adicional de insalubridade dos servidores deste segmento. Solicitou também da Secretaria de Educação o cumprimento do Plano Municipal de Educação para realizar a eleição dos diretores escolares.
       O Sindicato dos Servidores Públicos orientou os servidores com mais de 25 anos de trabalho para dar entrada no 1/6 salário, porém a Prefeitura Municipal não cumpriu com o pagamento e isso levou o Sindicato a entrar com um Processo na Justiça.
       O SINDPTN realizou assembleias com o objetivo de informar seus afiliados sobre a decisão da Justiça referente ao pagamento dos salários dos servidores que ficaram sem receber no final da gestão de 1996 a 2000.
       Pensando na valorização dos servidores, o SINDPTN fez campanha de reajuste salarial e valorização dos servidores, bem como de mudança de nível.
       Em parceira com o Escritório de Advocacia SR - Sousa Rocha realizou palestra sobre os Direitos Previdenciários.
       Para manter os associados informados sobre seus direitos, o Sindicato informou que a cada 10 anos, os servidores têm direito a Licença Prêmio, direito este assegurado por Lei, e com todos os direitos e vantagens, conforme estabelece o artigo 135º do Estatuto do Servidor.
       Por tudo isso, o presidente Josemar Andrade e diretoria estão sempre atentos, lutando, dialogando e firmando parcerias, seja com Câmara de Vereadores, seja com o Poder Público Municipal para unir forças em beneficio do servidor público.